Training Camp intensivo de cinco dias acontece em Videira-SC, com a presença de técnicos renomados no Brasil

07/02/2019 17:17

Lincon Yasuda, Jorge Fanck e Hideo Yamamoto são os responsáveis pelos treinamentos, que começaram ontem e vão até o próximo dia 10

FOTO: Atletas e técnicos estão participando do Training Camp

 

Videira (SC), 07 de fevereiro de 2019

Por: Assessoria de Comunicação – CBTM

Celeiro de grandes jogadores e promessas do tênis de mesa nacional, o estado de Santa Catarina tem investido cada vez mais no esporte. O exemplo mais recente está acontecendo neste momento: em Videira, interior do estado, ocorre o 1º Training Camp da cidade. O evento consiste em treinamentos intensivos para capacitação de atletas e técnicos. Com início ontem (6), os treinamentos vão até sábado (10), tocados por três grandes treinadores brasileiros em dois ginásios, com 46 mesas, no total.

Lincon Yasuda, Coordenador Técnico de Seleções Olímpicas da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM, Hideo Yamamoto, ex-atleta internacional e com experiências treinando a Seleção e Jorge Fanck, atual técnico das categorias de base da Seleção Brasileira. São esses os nomes de peso presentes no evento e que coordenam os treinamentos tanto com os atletas, quanto com os outros técnicos presentes, formando um grande intercâmbio.

 “O Training Camp está sendo bem interessante, é uma proposta inovadora. Está reunindo um número muito grande de atletas e técnicos e envolvendo uma estrutura grandiosa de treinamento. Cada técnico aborda sua temática para o treino e os três grupos vão rodando entre os três técnicos”, explicou Jorge Fanck.

Dividido entre os dois ginásios, o evento conta com mesa-tenistas de 6 a 48 anos – da categoria Pré-Mirim, às categorias Senior e Veteranos. Técnicos de diversas equipes também participam aprendendo, ganhando e trocando experiências com os representantes da Seleção e entre si. “Isso torna o Training Camp mais rico”, contou Fanck, que complementou:

“Os atletas estão demonstrando grande empenho e aproveitando os conhecimentos passados pela equipe técnica. O legal é ver atletas desde o Pré-Mirim até Veterano treinando juntos e todos muito focados em busca de evolução”.

A dinâmica de treinamentos é objetiva dentre os três grupos: um de iniciação e dois avançados. Dentre esses dois últimos, um é focado em lançamento de bolas, movimentação e técnicas e o outro em táticas de jogo. O vice-presidente da CBTM, Vilmar Schindler, esteve presente na abertura oficial do evento e fez questão de ressaltar a importância de uma dinâmica como essa:

“É um evento primordial, ainda mais pelo nível dos técnicos que estão lá. São técnicos de nível internacional. É a primeira vez que estamos realizando algo do tipo no Brasil. Não tenho notícias de um Training Camp como esse, com técnicos tão qualificados. Tem atletas no nível de iniciantes e também que participam de Seletivas para a Seleção Brasileira. Isso é uma troca de experiências ímpar”, afirmou Vilmar.

São mais de 100 mesa-tenistas participando dos treinamentos, além de vários técnicos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O ganho para os atletas, técnicos e para o esporte é indiscutível, reunindo um grande grupo em uma cidade de quase 50 mil habitantes, apesar da ótima estrutura disponível. O objetivo de Vilmar, diante do sucesso do evento, é definir como algo recorrente na agenda do tênis de mesa:

“Nós pretendemos fazer com que se torne uma tradição: sempre no mês de fevereiro vamos fazer esse Training Camp. Pode ser na cidade de Videira, ou em outra cidade, mas será feito. Talvez, no futuro, até com mais técnicos, mais dias e mais grupos”, explicou.

Promovido pelo clube Gêmeos TT, com apoio da Federação Catarinense de Tênis de Mesa - FCTM e da Fundação de Esportes de Videira, o evento, com um dia, já rendeu elogios do técnico Jorge Fanck. Para ele, há uma razão pelo bom desempenho dos atletas de Santa Catarina:

“Vale o destaque do ótimo nível dos atletas catarinenses, mostrando que o trabalho do estado vem sendo muito bem feito. Com estas ações, buscam crescer ainda mais e alcançar seus objetivos”, finalizou.

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa