Capital mato-grossense na expectativa para a realização da Super Copa Brasil de Tênis de Mesa

09/09/2019 22:45

Será a primeira vez desse evento em Mato Grosso. Evento faz parte das comemorações do aniversário da cidade

Crédito da Foto: Daniel Zappe.

 

Cuiabá (MT), 09 de setembro de 2019.
Por: Júnior Martins, especial para CBTM

A Super Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste II, uma das principais competições do calendário nacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), ocorrerá neste mês, de 26 a 29, no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá (MT). E a expectativa na cidade é grande para a realização do torneio, que faz parte das comemorações dos 300 anos da cidade.

De acordo com o coordenador de eventos da CBTM, Edir Oliveira, é importante realizar eventos nas diferentes regiões do Brasil e a estrutura de Cuiabá, como, por exemplo, do aeroporto, da rede hoteleira, rede de restaurantes e Aecim Tocantins, permite a promoção de um grande evento. Segundo ele, o apoio dos governos, municipal e estadual, foi essencial.

“Os melhores atletas brasileiros olímpicos e paralímpicos participam da Super Copa Brasil por conta de a competição valer uma pontuação com bom peso no ranking nacional, maior do que nas etapas anteriores deste ano, em São Paulo, Brasília e Maringá, e também por ser válida para a prestação de contas do Bolsa Atleta Federal”, explica Edir Oliveira.

Ginásio

O Ginásio Aecim Tocantins foi inaugurado em 2007 e tem área construída de 16.000m². Tem uma quadra poliesportiva oficial, que atende as exigências das confederações de voleibol, futsal, handebol e basquetebol, capacidade para receber 11 mil torcedores, possui 11 cabines de imprensa, tribuna de honra, auditório com 70 lugares, refeitório para 132 pessoas, alojamento com 200 leitos e salas administrativas.

O Aecim Tocantins já sediou outros dois eventos nacionais de tênis de mesa nos últimos anos. Primeiro recebeu o 67° Campeonato Intercolonial Brasileiro, de 20 a 22 de janeiro de 2017, que contou com grandes atletas, como, por exemplo, Bruna Takahashi e Caroline Kumahara. E depois recebeu a Copa Brasil, de 2 a 5 de agosto de 2018, com a presença de Hugo Hoyama e de outras grandes estrelas da modalidade.

Localizado no Complexo Esportivo Arena Pantanal, que é formado pelo estádio que recebeu partidas da Copa do Mundo da Fifa de 2014, também é formado pelo Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara e por quadras de vôlei de areia e piscina olímpica. O ginásio está localizado na Avenida Agrícola Paes de Barros, s/n, esquina com Rua Traçaia, no bairro Verdão.

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Tênis de Mesa Cláudio Kano (CT Kano) é outro orgulho esportivo de Cuiabá, com 250m², área climatizada e que foi equipado pela CBTM e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com as mesas usadas nas Olimpíadas Rio 2016. Fica localizado no Complexo Esportivo Dom Aquino, na Avenida Carmindo de Campos, atrás do Shopping Popular, e pode ser usado para a prática do tênis de mesa durante o torneio.

“Um evento de grandiosas dimensões como a Super Copa Brasil possibilita que nossos atletas e o público mato-grossense possam assistir as performances dos melhores mesatenistas do país. E ainda propicia que os atletas locais tenham um aumento significativo de nível técnico justamente por competir com essas feras nacionais”, avalia o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTTM), Sandro José Abrão.

A Super Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste de Tênis de Mesa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá e também do Governo do Estado de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael), da Bravo Produções, da Claro MT, de Lade Sonorização e da Moto Raça Cuiabana.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa